VSCode + PostgreSQL

7 minuto(s) de leitura

01

Fala pessoal, tudo bem?! 💚

Hoje iremos falar do Visual Studio Code + Postgresql o fantástico editor de código, considerado um dos melhores editores de código multiplataforma e open source!

01

FYI:
O Visual Studio Code ou simplesmente VSCODE não é apenas só um simples editor de código, para saber mais sobre o VSCODE visite a página oficial do projeto em: https://code.visualstudio.com/
Isso mesmo, com a facilidade de criarmos extensões para ele, o mesmo tornou-se um dos maiores aliados para desenvolvedores de software, eu ultimamente tenho utilizado bastante o VSCode!

Certo e por que o artigo?!
Pois bem... eu venho trabalhando em alguns projetos usando o PostgreSQL como banco de dados, eu acredito que a iniciativa do PGAdmin é simplesmente maravilhosa, mas infelizmente as vezes dá umas travadas do nada, além do consumo absurdo de memória, mas não estou aqui pra falar sobre isso.

Então estava procurando uma alternativa leve e clean, já que utilizo o PGAdmin apenas para fazer consultas e testes, então um "dia desses" meu amigo Carlos Santos estava fazendo uma demonstração de como fazer consultas para SQL Server no VSCODE, achei incrível a extensão criada pela Microsoft, nem sempre precisamos extrair todo poder que o SQL Server Management nos oferece, corri atrás de uma solução alternativa para fazer minhas consultas para PostgreSQL diretamente na IDE do VSCODE, e para minha maior surpresa existe uma extensão magnifica, rápida e muito leve, fiquei tão feliz que resolvi mostrar aqui nesse post como instalar, sim claro para aqueles que não conhece ela ainda!


Observação:
Como nem tudo é tão perfeito, vale ressaltar que ela é bem limitada apenas a execução de query, nada de backup, nada de algo mais hard, ela é exatamente pra resolver os problemas mais trivias!

Ponto positivo:
A maior vantagem de utilizar extensões para fazer consultas em banco de dados como SQL Server ou PostgreSQL é sem dúvida a produtividade, pois não necessita de sair da IDE para executar sua query, e nem abrir um novo processo que pode chegar a consumir mais 300MB de memória.

Fiz um passo a passo, siga-o e desfrute dessa maravilha!
Imagem Artigo Imagem Artigo Imagem Artigo Imagem Artigo Imagem Artigo Imagem Artigo Imagem Artigo Imagem Artigo Imagem Artigo Imagem Artigo Imagem Artigo Imagem Artigo
Imagens do Artigo

Pessoal fico por aqui e um forte abraço! 😄

#mvpbuzz #mvpbr #mvp #developerssergipe #share #vscode #postgresql #linqsolucoes

Categorias:

Atualizado em:

Deixe um comentário